Workshop de Técnicas Meditativas | Mapas Internos — Reprogramação Elemental
A maioria das abordagens de meditação trata a prática como universal. A mesma técnica para qualquer pessoa, em qualquer momento, independentemente do que está acontecendo dentro do sistema.
Em um primeiro momento essa premissa até pode ser verdadeira, e esse workshop aprofunda a partir de um ponto diferente.
Partimos de um lugar em comum, que é a respiração consciente, mas à medida que aprofundamos, vamos percebendo que precisamos de algo mais específico. Cada pessoa é um universo exclusivo e opera de formas ligeiramente diferentes, o que traz a necessidade de uma abordagem mais precisa.
Cada pessoa reage a partir de um território específico da sua experiência interna. E cada território pede uma qualidade diferente de atenção, de respiração e de prática. Quando você sabe de onde está reagindo, a meditação deixa de ser uma prática aberta e passa a ser uma intervenção precisa.
Descrição do Workshop
Esse workshop traz no nome dois conceitos que valem ser compreendidos antes de qualquer coisa: reprogramação e elemental.
A reprogramação diz respeito ao que já está em funcionamento dentro de você. Essa programação não é um defeito. É o sistema operacional que nos permitiu chegar até aqui. O problema é quando ele continua rodando em segundo plano sem que tenhamos escolhido mantê-lo.
Reprogramar não significa apagar o que foi. Significa acessar o que está ativo, compreender como opera e, a partir dessa compreensão, assumir a responsabilidade de reorganizá-lo de forma consciente. É passar de um sistema herdado para um sistema escolhido.
O elemental diz respeito à constituição da nossa experiência interna. Assim como uma receita é feita de ingredientes específicos, cada um com sua função e sua proporção, a nossa experiência humana é constituída por elementos que se combinam de formas diferentes em cada pessoa e em cada momento da vida.
Através das técnicas que vamos trabalhar ao longo do dia, respiração consciente, meditação direcionada e auto-observação estruturada, você vai aprender a identificar quais elementos estão predominando no seu sistema agora, onde há excesso, onde há ausência, e como redistribuir essas proporções de forma consciente.
Reprogramação elemental é, portanto, o processo de entender a receita que você é, e aprender a cozinhá-la com mais consciência, precisão e intenção.
O que você vai aprender
- Autoconhecimento como localização
- O Mapa Elemental da Consciência
- Neurociência aplicada à prática meditativa
- O corpo como primeiro mapa
- Técnicas meditativas com propósito
- A ponte entre prática e vida real
- A anamnese como espelho
- Continuidade e direção
Para quem é esse Workshop
Este workshop é para você que -
Conhece muito sobre si mesmo e ainda assim se repete nos mesmos padrões.
Percebe que algo está desalinhado mas não consegue identificar onde.
Está disposto a se observar com honestidade e a usar o que aprender.
E também para você que -
Sente a reatividade surgir e tomar conta das suas ações, mas não tem ferramentas para nomeá-la ou trabalhá-la.
Vive no piloto automático e quer recuperar o senso de direção interna.
Busca uma prática que faça sentido para a sua vida real, não apenas para o tapete.
Quer entender o que está acontecendo dentro de si com mais clareza e precisão.
Certificação:
Certificado de 8 horas YACEP (Educação Continuada da Yoga Alliance).
CRONOGRAMA DO DIA
8h30 Abertura
9h00 O sistema que você é
10h30 Intervalo
10h50 Localização interna — de onde estou reagindo?
13h00 Almoço
14h00 O que a meditação pode fazer em cada território
15h30 Intervalo
15h50 Dos padrões ao hábito — como sustentar na vida real
17h30 Encerramento e próximos passos
18h00 Fim
Sobre o professor:
Leo 'Shivaluna' Fontana é professor de yoga, terapeuta sistêmico, pesquisador em neurociência e meditação. Atua há mais de 15 anos integrando práticas corporais e saberes ancestrais. É criador do programa Mapas Internos | Reprogramação Elemental, e co-fundador da escola Padma Hare Yoga. Pós-graduado em Filosofia do Autoconhecimento e em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness.
Investimento:
À vista - R$ 297,00
Parcelado - em até 12 vezes de R$29,70 no cartão